IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 29 de março de 2012

CORAÇÃO DE PEDRA: AINDA HÁ SOLUÇÃO PARA VOCÊ!

“Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.” Hb.3.7-9.

 Existe uma doença chamada de FOP, Fibrodisplasia Ossificante Progressiva. É uma doença genética rara que enrijece ou endurece os tecidos finos tendões e músculos do nosso corpo. Deixando à vítima com o passar dos anos um massa de ossos sólidos.  A pessoa fica literalmente como uma pedra no seu estado natural. Assim como uma pedra não é formada sem antes todo um processo de evolução a milhares ou milhões de anos, com a FOP não acontece diferente. O endurecimento ósseo em uma pessoa leva tempo também.  

 O autor de Hebreus lembra que o Espírito Santo adverte quanto ao perigo de nossos corações se tornarem endurecidos em que já não penetrava a vontade de Deus. Ele nos dá um exemplo bem prático - O povo de Deus durante sua peregrinação no deserto. É aqui que quero tirar algumas lições para nós, mostrando certas características de um coração de pedra. O coração representa na Bíblia a parte central em geral da vida do homem, o íntimo, e assim o homem interior, conforme se manifesta em todas as suas diversas atividades, nos seus desejos, afeições, emoções, paixões, objetivos, seus pensamentos, percepções, imaginações, sua sabedoria, conhecimento, habilidade, suas crenças e seus raciocínios, sua memória e sua consciência de si mesmo.

 1 – UM CORAÇÃO DE PEDRA É UM CORAÇÃO MAU – V. 12. Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do SENHOR apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.” Num. 14.10. - Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus. 3 João 1:11

 Pessoas que desejam mal ao próximo, 24 horas. Pessoas que maquinam como vão prejudicar os outros. Pessoas que por inveja torcem para que outros se dêem mal na vida. Pessoas que fazem questão de humilhar os simples. Ficam felizes quando sabem da desgraça de um inimigo. O coração mau nos impedi de ver a bondade de Deus. Tem gente que faz da maldade uma profissão.

 2 – UM CORAÇÃO DE PEDRA E UM CORAÇÃO INFIEL – V.12. “Vossos filhos serão pastores neste deserto quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto.”  Nm 14:33. - O infiel de coração dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem. Provérbios 14:14

 Infelizmente o coração infiel permeia os arraiais evangélicos. Onde deveríamos ser um exemplo de fidelidade, passamos a abraçar a infidelidade a Deus. Somos infiéis na comunhão, somos infiéis a igreja do Senhor, somos infiéis ao irmão, somos infiéis na evangelização, somos infiéis nos dízimos e nas ofertas. E muitas pessoas têm sido infiéis em suas vidas de uma forma geral.  E a conseqüência da infidelidade é o seu afastamento de Deus.

 3 – UM CORAÇÃO DE PEDRA É UM CORAÇÃO DESOBEDIENTE – V. 18. “Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.”  Nm. 14.1-4. - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Ef. 5.6.

Uma pessoa desobediente é uma pessoa que acredita que ela própria pode ter o controle de sua vida. Que não depende de Deus pra vencer ou se dar bem. O pior de tudo é que muitas dessas pessoas mesmo vendo Deus fazer milagres e maravilhas na vida de outras pessoas o coração continua endurecido. A desobediência vem quando começamos a murmurar da vida.

 4 – UM CORAÇÃO DE PEDRA É UM CORAÇÃO INCRÉDULO – V. 19. “Disse o SENHOR a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?” Nm. 14.11. E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós ou não?” Ex. 17.7. - E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles. Mateus 13:58

 A incredulidade que temos presenciado já não é mais se Deus existe, mas sim, se ele é capaz de cuidar de cada uma de nós. A incredulidade que vivenciamos esta voltada não para pessoa de Deus, mas para o seu poder. Ainda ecoa do coração incrédulo a pergunta: Está Deus no meio de nós ou não? Quando passamos por dificuldades ou crises (como o povo ao faltar água para beber) nós nos tornamos presas fáceis para os tentáculos da incredulidade.

 CONCLUSAÕ: Porém, a Bíblia nos ensina que se ouvirmos à voz do Espírito Santo de Deus não devemos endurecer nossos corações. A proposta de Deus não é quebrar o seu coração de pedra, mas fazer um transplante, ou seja, Deus quer trocar o seu coração de pedra, insensível, obstinado, teimoso, implacável (Mc. 7.21-23 ler com a Igreja), por um coração melhor. “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o CORAÇÃO DE PEDRA e lhes darei CORAÇÃO DE CARNE.” Ez. 11.19. E sua palavra diz que ele quer fazer isto HOJE v. 13,15. Os israelitas falharam em entrar na Terra Prometida por que não mudaram os seus corações de pedra. E muitos têm falhado em encontrar a salvação de suas vidas por causa de seus corações endurecidos. “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Ez. 36.26-30. Deus quer derramar sobre sua vida e de sua família grandes bênçãos. Mas para isto você tem que deixar Jesus mudar seu coração velho pelo coração novo. Jesus disse que sem ele nada podemos fazer (Jo. 15.5b). Ele quer nos dar um coração obediente, um coração crente, um coração bom e um coração fiel. Entregue neste momento sua vida nas mãos de Jesus e deixe-o colocar um novo coração na sua vida.

2 comentários: