IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 15 de março de 2012

POR QUE OS CRISTÃOS FAZEM CULTO NO DOMINGO E NÃO NO SÁBADO?

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.”
Êxodo 20:8-11.


PROBLEMA: Este mandamento estabelece que o sétimo dia da semana, o sábado, e o dia que o Senhor escolheu como o dia de descanso e de culto. Entretanto, no Novo  Testamento a igreja cristã começou a cultuar e a descansar no primeiro dia da semana, o domingo. Os cristãos não estão violando o mandamento do sábado por cultuarem a Deus no primeiro dia da semana, e não no sétimo dia?

 SOLUÇÃO: Primeiro, a base para o mandamento de observar o sábado como estabelecido em Êxodo 20.11, é que Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de trabalho, e que ele o abençoou e santificou o sétimo dia. O dia do sábado foi instituído como um dia de descanso e culto. O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus, no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão distorcida dos fariseus, “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causo do sábado” (Mc. 2.27).  O que Jesus quis dizer é que o sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito e conceito da observância do “sábado” são preservados no Novo Testamento com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana.

 Segundo, deve-se lembrar de que, de acordo com colossenses 2. 16, 17 o sábado é “sombra da redenção em Cristo” - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. A observância do sábado estava associada com a Redenção citada em Deut. 5.15, onde Moisés determinou: Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. O sábado era uma sombra da redenção que viria com cristo; simbolizava o descanso de nossas obras e a entrada no descanso que Deus propiciou com a sua obra consumadora.
 Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, o mandamento de separar o sábado como dia de descanso e culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do NT não estão debaixo da Lei do AT ( Rm. 6.14;Gl. 3.24,25). Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana ( Mt.  28.1),  por suas contínuas aparições  em vários domingos (Jo. 20.26), e pela descida do Espírito Santo num dia de domingo ( at. 2.1), a igreja primitiva passou a cultuar no domingo, regularmente ( At. 20.7; I Cor. 16.2).

Assim, o culto no domingo foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última grande visão “no dia do SENHOR” (Ap. 1.10). é por estas razões que os cristãos cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado do judeus.

1 comentários:

  1. O sábado dos dez mandamentos não é o mesmo sabado das ordenanças da lei que eram para os dias de festas e sacrificios agradáveis a Deus que foram substituidos pelo sacrificio na cruz. E o Domimgo foi um dia a mais criada pelo igreja romana em adoração a rafá deus consagrado no imério romano e já conhecido pelo egipcios. Pena a igreja cristã de hoje desconhecer esses fatos

    ResponderExcluir