IGREJA BATISTA TV

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CASAMENTO: SEM DEUS NÃO FUNCIONA

Vivemos à geração digital. Em que as informações invadem os lares, as famílias e as nossas vidas sem permissão alguma. Esse mundo virtual é a representação mais viva da metamorfose que a humanidade vem enfrentando.  Temos transformado os valores das coisas e das pessoas em algo efêmero, temporário. Hoje, aquilo que pela manhã é útil, a tarde, já não é mais.  Com a mesma velocidade que aceitamos amigos, a usamos para excluí-los. E essa realidade já faz parte de todos os relacionamentos comerciais, sociais e pessoais. E o casamento não está isento dessa trágica mudança provocada pelos novos avanços científicos e tecnológicos. O índice de casamentos precoces (adolescentes) e virtuais vem aumentando a cada dia. Na internet as pessoas casam e se descasam despreocupadamente. O casamento é uma mercadoria que é vendida pela mídia no varejo, ou em pequenas prestações. Os relacionamentos têm prazo de validade. O casamento hoje está à mercê de uma tecla, “delete”. Tem uma propaganda de uma operadora de telefonia, que retrata bem essa verdade – Recomeço com a internet. Mostra uma jovem, quase adolescente, chamada de Bia, que saiu do seu primeiro casamento e entrou na sua primeira internet. E ali, ela mudou sua vida para melhor. E encontrou sua liberdade, seu novo visual, sua turma de amigos e seu antigo amor, sua verdadeira felicidade.  Infelizmente nos dias atuais os relacionamentos são descartáveis. E os meios de comunicação fazem questão de tornar isso em um marco cultural. E de forma subliminar passam a ideia que o casamento está ultrapassado.

Por isso que dentro deste contexto social e cultural, celebrar as núpcias a cada ano é algo maravilhoso. Uma vitória. Uma verdadeira benção dos céus! Essa maldição da separação e do divórcio vem se alastrando furiosamente para dentro das igrejas evangélicas. Essa desvalorização dos relacionamentos e em especial do matrimônio já não pode ser ignorada por nós pastores. As pessoas estão desconectando Deus dos relacionamentos pessoas e, até mesmo, de suas vidas. Deus tem se tornado o ser passivo, não por que Ele assim o escolheu, mas pelo livre arbítrio, e por vontade do próprio homem. As Escrituras nos ensinam que Deus permitiu que o homem tomasse suas decisões e vivessem as paixões (Rm. 1.24).  Mas não era e nem é isso que Deus projetou para o homem, e em particular para o casamento.  E nós podemos testemunhar no texto de gênesis cap.  2. 18 a 24 a vontade de Deus para o matrimônio.

“Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’. Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: ‘Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada’. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.” Gn. 2. 18-24.

A maioria dos verbos no texto está na voz ativa, em que o sujeito encontra-se praticando a ação. No caso aqui o sujeito principal do texto sagrado é Deus, não Adão. Deus FEZ a mulher do homem, Deus LEVOU a mulher para o homem. Assim, o casamento é uma instituição criada por Deus. Deus deveria ser o agente ativo de todos os casamentos em nossos dias. Foi Deus que criou, preparou, orientou, levou a mulher até o altar e testemunhou o casamento. Deus tomou a frente em todos os detalhes e em todos os momentos no casamento.  Mas como isso pode se tornar real nos dias de hoje? Por meio de sua Palavra. A Bíblia diz que a Palavra de Deus e viva e eficaz, capaz de penetrar no mais fundo de nossa alma, e revelar nossas intenções e pensamentos (Hb. 4.12). É na Palavra de Deus que vou encontrar as orientações imperativas para um casamento saudável e duradouro. Pois a Palavra de Deus ela é lâmpadas para os meus pés e, luz para os meus caminhos (Sl. 119.15). Deus tem que está presente nos nossos relacionamentos conjugais. Sem Deus estamos sós. Somos fracos. Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. (Ecl. 4.12). Deus tem que ser a terceira dobra em um casamento. O maior problema dos casamentos nos dias de hoje é o fato de deixarem Deus de fora dos seus planos e agenda. Deus já não prepara, já não orienta, já não testemunha, já não leva os noivos até o altar. As pessoas tornaram Deus um ser passivo. Por isso tanto fracasso nos relacionamentos conjugais. Os casais não têm força suficiente para enfrentarem as crises naturais e imprevisíveis de um casamento.   Diferente de todo aquele que fundamenta seu casamento na Palavra de Deus. Vêm as intempéries e vicissitudes da vida, mas eles permanecem firmes. Deus diz que uma vida alicerçada sobre a sua Palavra é como uma casa construída sobre uma rocha. Onde nem ventos fortes ou enchentes poderão derrubar aquela casa, porque foi bem construída sobre o fundamento da rocha que é a própria Palavra de Deus (Lc. 6.47-48). No casamento enfrentaram muitas turbulências, ventos fortes e enchentes nada agradáveis, mas graças á Palavra de Deus e a imensa bondade Dele muitos casais continuam de pé.

Jesus também foi convidado... para o casamento” (Jo.2.). Essa frase é muito representativa para nossa mensagem. Nas bodas de Caná, um lindo casamento. Jesus foi convidado para está presente ali, juntos com os noivos e seus convidados. A presença de Cristo naquela festa de casamento evitou uma das maiores vergonha e humilhação que um casal anfitrião poderia passar. O vinho até os dias de hoje é símbolo de prosperidade e felicidade para comunidade judaica. A falta de vinho era uma ameaça de humilhação pública principalmente para o noivo e sua família. Faltar vinho equivale á noiva dizer não ao noivo na hora do casamento. O milagre de Jesus transformar água em vinho salvou aquele casamento. Por isso, convidemos Jesus para fazer parte do nosso casamento, do nosso lar, de nossa família. Sabemos que tem momentos que nos falta o vinho da alegria, da paciência, do companheirismo, do perdão e muitas vezes até o vinho do amor.  Sem Jesus estamos sujeitos ao fracasso conjugal. E muitas vezes os efeitos negativos da ausência de Jesus são terríveis. Abandono do lar, separação de filhos, divisão de bens, divórcio, ofensas, angustias e até depressão.  O próprio Jesus disse permaneçam em mim, pois sem mim vocês não podem fazer nada (Jo. 15.5). Amados e amadas, que Deus abençoe grandemente seu casamento. Que seja um referencial de longevidade matrimonial para as próximas gerações. Que as bodas tornem-se uma celebração natural.  E não esqueçamos Jesus precisa SER, não fazer, mas sim SER parte do nosso casamento. Disse Jesus – VOCÊS SEM MIM NÃO PODEM FAZER NADA!


0 comentários:

Postar um comentário