IGREJA BATISTA TV

domingo, 21 de outubro de 2012

NÃO GUARDAR O SÁBADO É DESOBEDECER A DEUS?

 Autor - Pr. João Maria
1ª Igreja Batista em Angicos
 Introdução

 O quarto mandamento diz - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Êxodo. 20. 8-11.  O texto está fazendo um paralelo com Gn. 2.1 e 2 - E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Ellen White a profetiza e principal escritora adventista afirma por meio de visões (“de Deus”) que -... o quarto, o mandamento do sábado, brilhava mais que os outros; pois o sábado foi separado para ser guardado em honra do santo nome de Deus. O santo sábado tinha aparência gloriosa - um halo de glória o circundava. Vi que o mandamento do sábado não fora pregado na cruz. Se tivesse sido, os outros nove mandamentos também o teriam, e estaríamos na liberdade de transgredi-los a todos, bem como o quarto mandamento. Vi que Deus não havia mudado o sábado, pois Ele jamais muda. Mas Roma tinha-o mudado do sétimo para o primeiro dia da semana; pois deveria mudar os tempos e as leis. ... Vi que o santo sábado é, e será, o muro de separação entre o verdadeiro Israel de Deus e os incrédulos, e que o sábado é o grande fator que une os corações dos queridos de Deus, os expectantes santos. (White, E. Primeiros Escritos, pág. 33).  E o que não falta são literaturas adventistas com essa temática. O sábado tem se tornado um dos agentes de evangelização e proselitismo na conquista de novos adeptos a essa doutrina. Assim, a resposta da pergunta acima se for feita para o Adventista é - SIM!

 
COMO ENTENDER ESSE “ROLO” TODO.

 Primeiro quero confessar que concernente a trabalhar, eu não guardo dia nenhum (rsrs). Até mesmo nos domingos eu estou fazendo algum tipo de esforço físico, proibido pela lei sabática. Preparando um almoço (às vezes), tiro o lixo, limpo o sapato, vou a mercearia comprar refrigerante, encho as garrafas de águas no filtro (ou torneira), jogo uma bolinha no ginásio com a rapaziada da igreja e assim vou “profanando” o domingo. Bom, vamos para de blá, blá, blá e partir para o assunto!

 
1 – SIGNIFICADO DE SÁBADO ou SHABBATH

 A ideia de “tempo” predominante na mente de qualquer pessoa que ler o texto de Gênesis 2. 1,2 é cromus, tempo medido, marcado por relógios, calendários, dias, mês e anos. Quando trata de tempo para o Deus-Onipresente e seus feitos o termo mais adequado é kairos, antiga palavra grega, que significa "o momento certo" ou "oportuno", a exemplo Pedro disse que “Um dia é como mil anos para o SENHOR” (2 Pe. 3.8;Sl. 904). Já o termo em hebraico empregado nos dois primeiros capítulos de Gênesis (1,2) para “dia” é “yom” que tem o sentido de um período maior que “24” horas (Norman Geisler, Manual Popular, pág. 37).  Ore para o Espírito Santo possa guiá-lo em toda verdade. Pois a coisa é meio complicada mesmo!

 
Assim, conclui-se que o SÁBADO (SHABBATH) ou DIA em Gênesis 1 e 2 não está relacionado a um dia de 24 horas. Mas sim, um tempo especial e oportuno que Deus ao finalizar a criação expressou toda Sua satisfação – E viu Deus tudo quanto tinha feito e era muito bom (Gn. 1.31). Quando Deus descansou e santificou o “dia sétimo” entende-se que logo após a conclusão da obra de criação o “tempo” a seguir é chamado de SHABBATH, que significa “cessar ou descansar”. O que nos assegura essa interpretação é o fato de que se guardar este “dia” como um mandamento era algo indispensável para a humanidade, por que Deus não ordenou a Adão e Eva a obediência ao sábado?  Fica a pergunta.

 
Depois de Gênesis 2.2, segundo WIERSBE, Comentário Bíblico, a palavra sábado só é mencionada no Antigo Testamento em Êxodo 20.8-11 (no quarto mandamento), quando Deus dá o sábado a Israel como sinal especial de aliança (Êxodo 31.12-17). De todos os mandamentos instituídos em Êxodo 20 o quarto mandamento é o único que não encontramos uma referência bíblica no Novo Testamento ordenando a Igreja do Senhor (todas as nações) obedecer ou guardar o sábado (aliás, dia nenhum). Pelo contrário, no primeiro concílio da igreja em Jerusalém, onde foi debatida a questão dos gentios seguir a lei mosaica, a assembleia apostólica decidiu que os gentios (outra nações, nós), não precisariam se circuncidar ou guardar o sábado (At. 15.28-30). Leia a relação que a Igreja Gentílica deveria obedecer (At. 15. 29). Outro ponto lógico e de contrassenso, para quem guarda o sábado como ordenança de Deus para os dias de hoje, é que, para  haver coerência de procedimentos, quem guarda o sábado deveria, no caso de violação, aceitar o castigo correspondente. A guarda desse dia e o “castigo pela desobediência” são ordenanças de Deus e fazem parte da Antiga Aliança.

1.A - UM POUCO DE HISTÓRIA.

 
Quero abrir um parêntese, porém, sem me distanciar do assunto. Quando tratamos das nomenclaturas relacionadas aos nomes da semana, como nós conhecemos na língua portuguesa, ocorreu todo um processo histórico até chagar a nossa língua. Não foi Deus que deu os nomes da semana, para que, no princípio da criação a palavra SÁBADO estivesse Deus falando de um “dia de 24 horas na semana”.   

 
Foi no Império Romano que a astrologia introduziu o uso popular da septimana ("sete manhãs", em latim), convenção de origem babilônica. Inicialmente, os nomes dos deuses orientais foram substituídos por equivalentes latinos. Com o advento do cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, o dia de descanso consagrado pelo Velho Testamento. Os outros dias eram dedicados a: Lua (segunda); Marte (terça); Mercúrio (quarta); Júpiter (quinta) e Vênus (sexta-feira). Na Inglaterra, a semana de sete dias chegou só no século V, bem atrasada em relação ao resto da Europa - e adaptada de acordo com os deuses anglo-saxões. Marte foi substituído por Tiw, deus da guerra, dando origem a tuesday; Mercúrio por Woden, deus da poesia: wednesday; Júpiter por Thor, deus do trovão: thursday; e Vênus por Friga, deusa do amor: friday.” (Site MUNDO ESTRANHO).

 
Assim, veja que não foi da noite para o dia que surgiram os nomes dos “dias” que compõem a semana. Deus criou o tempo e nós seres humanos criamos as “divisões”.  Cada dia tinha um “deus ou deusa” como protetor conforme a cultura. E assim o sábado que tem origem no shabbath judaico e o dominica (dia do Senhor) ambos tem o mesmo significado - tempo de descanso.

 2 - A LEI SABÁTICA


 Sem entrar em detalhes quero ressaltar que o número “sete” é um algarismo que representa dentro da cultura judaica aquilo que é “completo, perfeito ou total”. É um número repetido inúmeras vezes nos textos sagrados. Quem gostar de ler a Bíblia diariamente (espero está falando pra você) pode confirma o que estou escrevendo. A palavra “sete” é repetida 56 vezes só no livro de Gênesis. A cada sete dias, um dia sabático (Êxodo 35.2); a cada sete anos, um ano sabático (25.4,5); a cada sete anos sabático, o Ano Jubileu (quinquagésimo) Lv. 25.8-12. Lendo o texto veremos que o Ano do jubileu era um tempo especial para libertação e restituição social do povo de Deus. Cristo pegou todos esses cerimoniais sagrados e pregou na cruz - ...e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Cl. 2: 14-17. Quando Paulo afirma que estas coisas (entre elas o sábado) são “sombras” da realidade que é Cristo, ele esta nos informando que o Shabbath, desde o início da criação já prefigurava a redenção em Jesus Cristo. Ninguém incide na desobediência a Deus se não “guardar o dia de sábado”. Aliás, para o cristão Jesus Cristo é nosso shabbath, DESCANSO DE TODOS OS DIAS – "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt. 11.28-30. Que verdade maravilhosa, Jesus nos convida a viver um novo descanso. Não o descanso de um dia, mas de uma vida. Cristo guardou o sábado? Claro. Assim como ele CIRCUNCIDOU-se, guardou a PÁSCOA e a cultura judaica. Ele nasceu sob a lei (Gl. 4.4) e foi obediente à lei em tudo. Porém... Ele agora, após sua morte na cruz, é nossa Páscoa (libertação DO PECADO), assim como é nosso Sábado (descanso DAS OBRAS) - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Rm. 10:4. O sentido aqui é que Cristo cumpriu todas exigências da lei.
 

 TESTOS AUXILIARES

 Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:24-25;
 
...ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil (pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus. Hebreus 7:18-19;

 
Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas. Oséias 2:11;

 
Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Efésios 2:14-16.

E AS VISÕES DE ELLEN WHITE?

Bom, isso não confunde minha mente, nem um pouco. Amo ler este texto - Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8.  Para Ellen White o quarto mandamento “dia de sábado” é superior aos outros mandamentos -... o quarto, o mandamento do sábado, brilhava mais que os outros. Caso encontrássemos esta verdade nas escrituras sagradas não teríamos nenhum motivo para rejeitá-la. Porém, ela recebeu essa “revelação” em uma de suas inúmeras visões. Porém o absurdo ainda maior é o fato de Ellen afirmar que o “sábado” não foi pregado na cruz - Vi que o mandamento do sábado não fora pregado na cruz. Ela está refutando a interpretação universal de Col. 2.14-17. As visões de Ellen são fundamentos da crença Adventista. Ela ensinou, então é verdade. Precisamos entender que o sacrifício de Cristo estabelece uma nova ordem no relacionamento do homem com Deus. Jesus disse que estava nos dando um novo mandamento - Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Jo. 13.34. Agora os seguiodres de Cristo seriam conhecidos não pelas ordenanças da lei, mas pelo amor - Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros (Jo.13.35). Nossa nova lei é o amor - O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei (Rom. 13:10). Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". (Gl 5:14). Não vejo pecado em se guardar o sábado com um dia dedicado a Jesus, o que digo e afirmo é que os irmãos adventistas caem em erro quando se julgam obedientes a Deus por seguir este costume, vale salientar, judaico, e que os outros por guardarem o domingo estão em desobiência. Ellen White está enganada com suas visões. Não creio nas visões de dela. Não preciso das visões de Ellen White para me enisnar aquilo que é tão claro na Bíblia - Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:24-25. Fazer do dia de sábado um dogma religioso é uma heresia - Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê. Romanos 10:4. Quero me referir apenas a esse ponto partiular – SÁBADO – neste apóstila. A Bíblia nos adverte que se alguém ou até mesmo um anjo, pregar ou ensinar outro evangelho não devemos acreditar. Então as visões de Ellen White sobre o sábado não são verdade divinas, mas sim, visões humanas que ela reinvidicar a aceitação dos seus fiéis.


CONCLUSÃO: Não pretendo me aprofunda sobre a vida, as obras e as profecias de Ellen White. Talvez em outra oportunidade. Esse simples estudo é apenas para ressaltar aquilo que cremos como pastor da Primeira Igreja Batista em Angicos. Ainda não me sinto aprofundado teologicamente para denominar a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma seita. Uma coisa eu já pude identificar é que no adventismo têm heresias. E que tais ensinamentos heréticos, infelizmente, na sua maioria, são baseados nas visões da cofundadora desse movimento a profetisa Ellen White (para consultas - http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br/). Assim, guardar o sábado não me torna obediêncte ou mais santo que qualquer outro irmão que guarde o domingo, a segunda ou a terça... Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.  Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Rom. 14:4-7.

 

0 comentários:

Postar um comentário