IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - FELIZ ANIVERSÁRIO ANGICOS!


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Relacionamentos Descartáveis - PENSE NISSO!

Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.” Jeremias 18:4.

 
O produto descartável foi uma das mais brilhantes invenções do século 20. De um simples copo a uma bela roupa de festa você encontra no mercado dos produtos descartáveis. O descartável realmente faz sucesso. O que nos chama a atenção são as características que identificam os produtos descartáveis. Eles são frágeis, sem durabilidade e você após usar, joga fora.

 
Esse conceito tem permeado os relacionamentos pessoais e sociais criando a cultura do descartável entre os indivíduos. Infelizmente essa cultura assimilada pelo comportamento humano tem produzido uma sociedade individualista, egoísta, sem afeto e respeito ao próximo. O ser humano não quer “quebrar a cabeça” para consertar ou refazer seus relacionamentos. Não está dando certo – descarta!  Joga fora! E assim, temos uma pilha de divórcios; inúmeras mães solteiras; a onda do “ficar” entre os jovens; filhos abandonado pais; pais abandonando filhos e amizades que vem rápido e vão-se mais rápido ainda.  Os relacionamentos familiares são os mais afetados por essa cultura de conotação “maligna”. A cada dia há um índice muito alto de famílias sendo desfeitas porque seus relacionamentos não suportam as intempéries da vida. Famílias com emoções e sentimento fragilizados e sem durabilidade nos laços afetivos.

 
Estamos vivendo isso porque os valores estão sendo invertidos dentro dos relacionamentos. Tem uma frase que retrata bem essa verdade – Deus criou as pessoas para amarmos, e as coisas para usarmos. Nós estamos amando as coisas, e usando as pessoasÉ isso que vem acontecendo! A cada dia estamos perdendo o afeto e a sensibilidade humana e nos tornando extremamente egocêntricos e materialistas. O pior de tudo é quando esse modelo de comportamento social e familiar invade os átrios da Igreja do Senhor. E, impossível de qualquer pastor não identificar, você observa os irmãos indiferente uns para com os outros. Já não quer mais conversa; já não senta no mesmo assento do outro; já não vai a igreja quando o irmão (ã) vai louvar ou pregar; casamentos estão sendo facilmente desfeitos nos bancos das igrejas evangélicas e, lamentavelmente, muitas das igrejas estão sendo dividas por causa da fragilidade dos relacionamentos entre os seus membros e pastores. O descartável é uma semente maligna semeada na mente da sociedade. E cujos frutos quando não nascem podres se tornam azedos.

 
Ao ler o texto, do profeta Jeremias (18.4), posso entender que Deus não aprova a cultura do descartável dentro dos relacionamentos pessoais. O barro que se estragou nas mãos do Oleiro, figura de Deus, não jogou-se fora, Pelo contrario, ele simplesmente usou novamente o mesmo barro para fazer um vaso bem melhor e conforme sua vontade. Como podemos ensinar para sociedade e para igreja que em todos os relacionamentos tem momentos difíceis e até desesperador, mas que vale a pena tentar reconstruir, refazer os relacionamentos. Nas mãos do Oleiro (Deus) nada se estraga tudo é refeito, tudo é reconstruído. Por maior que seja aos olhos humanos, até mesmo impossível, reconstruir a confiança e o amor de um relacionamento, quando colocamos nas mãos de Deus seja amizade, namoro, noivado ou casamento esse Artista com mãos  hábeis e perfeitas tem o poder para renovar e recriar um novo relacionamento bem mais abençoado entre as pessoas. Para que seus relacionamentos não sejam descartáveis coloque sua vida nas Mãos do Grand Oleiro. Porque se houver algum problema Ele RESTAURA. ...
 
Pr. João Maria Martins

MEDITAÇÃO DIÁRIA - DEUS, FONTE INESGOTÁVEL

ORAÇÃO DO DIA

 
SENHOR, louvo o Teu santo nome. Agradeço por Tua bondade em mais um dia de vida. Sei que estás comigo. Tu fortaleces o meu espírito. Apesar das lutas e dificuldades deste dia, sei que estarás guiando os meus passos e minhas palavras. Livra-me dos laços do maligno. PAI AMADO abençoe minha família e amigos. Tenha misericórdia daqueles que não gostam de mim. Enche-me de Tua verdade e faz transbordar minha alma com o Teu maravilhoso amor. Conceda-me PAIZINHO mais um dia abençoado em Tua presença. Em nome de Jesus. Obrigado SENHOR!

 

 
PALAVRA DO DIA

 
- O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. Isaías 58:11

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - CONFIAR EM DEUS OU CONFIAR NO HOMEM!

Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.
 
Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém.
 
"Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
 
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
 
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
 
"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. " Jeremias 17:5-10

domingo, 21 de outubro de 2012

NÃO GUARDAR O SÁBADO É DESOBEDECER A DEUS?

 Autor - Pr. João Maria
1ª Igreja Batista em Angicos
 Introdução

 O quarto mandamento diz - Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. Êxodo. 20. 8-11.  O texto está fazendo um paralelo com Gn. 2.1 e 2 - E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Ellen White a profetiza e principal escritora adventista afirma por meio de visões (“de Deus”) que -... o quarto, o mandamento do sábado, brilhava mais que os outros; pois o sábado foi separado para ser guardado em honra do santo nome de Deus. O santo sábado tinha aparência gloriosa - um halo de glória o circundava. Vi que o mandamento do sábado não fora pregado na cruz. Se tivesse sido, os outros nove mandamentos também o teriam, e estaríamos na liberdade de transgredi-los a todos, bem como o quarto mandamento. Vi que Deus não havia mudado o sábado, pois Ele jamais muda. Mas Roma tinha-o mudado do sétimo para o primeiro dia da semana; pois deveria mudar os tempos e as leis. ... Vi que o santo sábado é, e será, o muro de separação entre o verdadeiro Israel de Deus e os incrédulos, e que o sábado é o grande fator que une os corações dos queridos de Deus, os expectantes santos. (White, E. Primeiros Escritos, pág. 33).  E o que não falta são literaturas adventistas com essa temática. O sábado tem se tornado um dos agentes de evangelização e proselitismo na conquista de novos adeptos a essa doutrina. Assim, a resposta da pergunta acima se for feita para o Adventista é - SIM!

 
COMO ENTENDER ESSE “ROLO” TODO.

 Primeiro quero confessar que concernente a trabalhar, eu não guardo dia nenhum (rsrs). Até mesmo nos domingos eu estou fazendo algum tipo de esforço físico, proibido pela lei sabática. Preparando um almoço (às vezes), tiro o lixo, limpo o sapato, vou a mercearia comprar refrigerante, encho as garrafas de águas no filtro (ou torneira), jogo uma bolinha no ginásio com a rapaziada da igreja e assim vou “profanando” o domingo. Bom, vamos para de blá, blá, blá e partir para o assunto!

 
1 – SIGNIFICADO DE SÁBADO ou SHABBATH

 A ideia de “tempo” predominante na mente de qualquer pessoa que ler o texto de Gênesis 2. 1,2 é cromus, tempo medido, marcado por relógios, calendários, dias, mês e anos. Quando trata de tempo para o Deus-Onipresente e seus feitos o termo mais adequado é kairos, antiga palavra grega, que significa "o momento certo" ou "oportuno", a exemplo Pedro disse que “Um dia é como mil anos para o SENHOR” (2 Pe. 3.8;Sl. 904). Já o termo em hebraico empregado nos dois primeiros capítulos de Gênesis (1,2) para “dia” é “yom” que tem o sentido de um período maior que “24” horas (Norman Geisler, Manual Popular, pág. 37).  Ore para o Espírito Santo possa guiá-lo em toda verdade. Pois a coisa é meio complicada mesmo!

 
Assim, conclui-se que o SÁBADO (SHABBATH) ou DIA em Gênesis 1 e 2 não está relacionado a um dia de 24 horas. Mas sim, um tempo especial e oportuno que Deus ao finalizar a criação expressou toda Sua satisfação – E viu Deus tudo quanto tinha feito e era muito bom (Gn. 1.31). Quando Deus descansou e santificou o “dia sétimo” entende-se que logo após a conclusão da obra de criação o “tempo” a seguir é chamado de SHABBATH, que significa “cessar ou descansar”. O que nos assegura essa interpretação é o fato de que se guardar este “dia” como um mandamento era algo indispensável para a humanidade, por que Deus não ordenou a Adão e Eva a obediência ao sábado?  Fica a pergunta.

 
Depois de Gênesis 2.2, segundo WIERSBE, Comentário Bíblico, a palavra sábado só é mencionada no Antigo Testamento em Êxodo 20.8-11 (no quarto mandamento), quando Deus dá o sábado a Israel como sinal especial de aliança (Êxodo 31.12-17). De todos os mandamentos instituídos em Êxodo 20 o quarto mandamento é o único que não encontramos uma referência bíblica no Novo Testamento ordenando a Igreja do Senhor (todas as nações) obedecer ou guardar o sábado (aliás, dia nenhum). Pelo contrário, no primeiro concílio da igreja em Jerusalém, onde foi debatida a questão dos gentios seguir a lei mosaica, a assembleia apostólica decidiu que os gentios (outra nações, nós), não precisariam se circuncidar ou guardar o sábado (At. 15.28-30). Leia a relação que a Igreja Gentílica deveria obedecer (At. 15. 29). Outro ponto lógico e de contrassenso, para quem guarda o sábado como ordenança de Deus para os dias de hoje, é que, para  haver coerência de procedimentos, quem guarda o sábado deveria, no caso de violação, aceitar o castigo correspondente. A guarda desse dia e o “castigo pela desobediência” são ordenanças de Deus e fazem parte da Antiga Aliança.

1.A - UM POUCO DE HISTÓRIA.

 
Quero abrir um parêntese, porém, sem me distanciar do assunto. Quando tratamos das nomenclaturas relacionadas aos nomes da semana, como nós conhecemos na língua portuguesa, ocorreu todo um processo histórico até chagar a nossa língua. Não foi Deus que deu os nomes da semana, para que, no princípio da criação a palavra SÁBADO estivesse Deus falando de um “dia de 24 horas na semana”.   

 
Foi no Império Romano que a astrologia introduziu o uso popular da septimana ("sete manhãs", em latim), convenção de origem babilônica. Inicialmente, os nomes dos deuses orientais foram substituídos por equivalentes latinos. Com o advento do cristianismo, o dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, o dia de descanso consagrado pelo Velho Testamento. Os outros dias eram dedicados a: Lua (segunda); Marte (terça); Mercúrio (quarta); Júpiter (quinta) e Vênus (sexta-feira). Na Inglaterra, a semana de sete dias chegou só no século V, bem atrasada em relação ao resto da Europa - e adaptada de acordo com os deuses anglo-saxões. Marte foi substituído por Tiw, deus da guerra, dando origem a tuesday; Mercúrio por Woden, deus da poesia: wednesday; Júpiter por Thor, deus do trovão: thursday; e Vênus por Friga, deusa do amor: friday.” (Site MUNDO ESTRANHO).

 
Assim, veja que não foi da noite para o dia que surgiram os nomes dos “dias” que compõem a semana. Deus criou o tempo e nós seres humanos criamos as “divisões”.  Cada dia tinha um “deus ou deusa” como protetor conforme a cultura. E assim o sábado que tem origem no shabbath judaico e o dominica (dia do Senhor) ambos tem o mesmo significado - tempo de descanso.

 2 - A LEI SABÁTICA


 Sem entrar em detalhes quero ressaltar que o número “sete” é um algarismo que representa dentro da cultura judaica aquilo que é “completo, perfeito ou total”. É um número repetido inúmeras vezes nos textos sagrados. Quem gostar de ler a Bíblia diariamente (espero está falando pra você) pode confirma o que estou escrevendo. A palavra “sete” é repetida 56 vezes só no livro de Gênesis. A cada sete dias, um dia sabático (Êxodo 35.2); a cada sete anos, um ano sabático (25.4,5); a cada sete anos sabático, o Ano Jubileu (quinquagésimo) Lv. 25.8-12. Lendo o texto veremos que o Ano do jubileu era um tempo especial para libertação e restituição social do povo de Deus. Cristo pegou todos esses cerimoniais sagrados e pregou na cruz - ...e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Cl. 2: 14-17. Quando Paulo afirma que estas coisas (entre elas o sábado) são “sombras” da realidade que é Cristo, ele esta nos informando que o Shabbath, desde o início da criação já prefigurava a redenção em Jesus Cristo. Ninguém incide na desobediência a Deus se não “guardar o dia de sábado”. Aliás, para o cristão Jesus Cristo é nosso shabbath, DESCANSO DE TODOS OS DIAS – "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mt. 11.28-30. Que verdade maravilhosa, Jesus nos convida a viver um novo descanso. Não o descanso de um dia, mas de uma vida. Cristo guardou o sábado? Claro. Assim como ele CIRCUNCIDOU-se, guardou a PÁSCOA e a cultura judaica. Ele nasceu sob a lei (Gl. 4.4) e foi obediente à lei em tudo. Porém... Ele agora, após sua morte na cruz, é nossa Páscoa (libertação DO PECADO), assim como é nosso Sábado (descanso DAS OBRAS) - Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Rm. 10:4. O sentido aqui é que Cristo cumpriu todas exigências da lei.
 

 TESTOS AUXILIARES

 Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:24-25;
 
...ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil (pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus. Hebreus 7:18-19;

 
Acabarei com a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas as suas festas fixas. Oséias 2:11;

 
Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Efésios 2:14-16.

E AS VISÕES DE ELLEN WHITE?

Bom, isso não confunde minha mente, nem um pouco. Amo ler este texto - Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Gálatas 1:8.  Para Ellen White o quarto mandamento “dia de sábado” é superior aos outros mandamentos -... o quarto, o mandamento do sábado, brilhava mais que os outros. Caso encontrássemos esta verdade nas escrituras sagradas não teríamos nenhum motivo para rejeitá-la. Porém, ela recebeu essa “revelação” em uma de suas inúmeras visões. Porém o absurdo ainda maior é o fato de Ellen afirmar que o “sábado” não foi pregado na cruz - Vi que o mandamento do sábado não fora pregado na cruz. Ela está refutando a interpretação universal de Col. 2.14-17. As visões de Ellen são fundamentos da crença Adventista. Ela ensinou, então é verdade. Precisamos entender que o sacrifício de Cristo estabelece uma nova ordem no relacionamento do homem com Deus. Jesus disse que estava nos dando um novo mandamento - Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Jo. 13.34. Agora os seguiodres de Cristo seriam conhecidos não pelas ordenanças da lei, mas pelo amor - Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros (Jo.13.35). Nossa nova lei é o amor - O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei (Rom. 13:10). Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo". (Gl 5:14). Não vejo pecado em se guardar o sábado com um dia dedicado a Jesus, o que digo e afirmo é que os irmãos adventistas caem em erro quando se julgam obedientes a Deus por seguir este costume, vale salientar, judaico, e que os outros por guardarem o domingo estão em desobiência. Ellen White está enganada com suas visões. Não creio nas visões de dela. Não preciso das visões de Ellen White para me enisnar aquilo que é tão claro na Bíblia - Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:24-25. Fazer do dia de sábado um dogma religioso é uma heresia - Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê. Romanos 10:4. Quero me referir apenas a esse ponto partiular – SÁBADO – neste apóstila. A Bíblia nos adverte que se alguém ou até mesmo um anjo, pregar ou ensinar outro evangelho não devemos acreditar. Então as visões de Ellen White sobre o sábado não são verdade divinas, mas sim, visões humanas que ela reinvidicar a aceitação dos seus fiéis.


CONCLUSÃO: Não pretendo me aprofunda sobre a vida, as obras e as profecias de Ellen White. Talvez em outra oportunidade. Esse simples estudo é apenas para ressaltar aquilo que cremos como pastor da Primeira Igreja Batista em Angicos. Ainda não me sinto aprofundado teologicamente para denominar a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma seita. Uma coisa eu já pude identificar é que no adventismo têm heresias. E que tais ensinamentos heréticos, infelizmente, na sua maioria, são baseados nas visões da cofundadora desse movimento a profetisa Ellen White (para consultas - http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br/). Assim, guardar o sábado não me torna obediêncte ou mais santo que qualquer outro irmão que guarde o domingo, a segunda ou a terça... Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.  Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Rom. 14:4-7.

 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - BONS CONSELHOS PARA VOCÊ!

Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.
 
Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.
 
Alegrem-se sempre.
 
Orem continuamente.
 
Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
 
Não apaguem o Espírito.
 
Não tratem com desprezo as profecias,mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
 
Afastem-se de toda forma de mal.
 
Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Aquele que os chama é fiel, e fará isso.
 
Irmãos, orem por nós.
 
Saúdem todos os irmãos com beijo santo.

1 Tessalonicenses 5:14-26

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - Alegria em Deus!

ORAÇÃO DO DIA
 
 
SENHOR, como devo proceder diante de tantas injustiças de forma que Te agrade? SENHOR, tenho me esforçado tanto para Lhe dar prazer! Mas parece que as coisas ficam complicadas a cada dia. Te amo Deus amado! Não me deixe afastar-se de Tua maravilhosa presença. Preciso de Ti! Somente de Ti, para que minha vida e a vida de minha família seja uma benção. Obrigado por este lindo dia. Em Jesus, amém. Um bom dia para todos!
 
 
 
PALAVRA DO DIA
 
- Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Sl. 37.4

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ORAÇÃO DIÁRIA - NÃO IMPORTA, CONFIAREI EM TI!


ORAÇÃO DO DIA

AMADO PAI, neste dia eu louvo o Teu nome e exalto o Teu maravilhoso amor. Reconheço que as coisas não estão indo muito bem para mim.  Reconheço que tenho falhado conTigo. Reconheço que não tenho atendido as expectativas daqueles que amo e daqueles que me amam. Mas, PAI CELESTE, mesmo sabendo de todas essas minhas fraquezas e limitações, meu coração continua crendo e confiando na Tua bondade e no Teu incondicional amor. Sei que nunca me abandonarás. Sempre estarás comigo. Não importa as circunstâncias. E, é essa certeza, dentro do peito, que alimenta minha alma pelas manhãs e renova as forças do meu coração para enfrentar as lutas e aflições de cada dia. PAIZINHO, eu suplico para que Tua infinita graça esteja sobre minha família, meu trabalho e meus estudos. Obrigado Pai por mais este lindo dia de vida. Em nome do Teu Amado Filho Jesus. Obrigado!


 PALAVRA DO DIA

- Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Sl. 56.3

terça-feira, 16 de outubro de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - SUA ORAÇÃO.

Eu queria desafiá-lo a fazer diferente hoje! Durante algum tempo você orou as orações que postei aqui. Mas hoje eu queria incentivá-lo a FAZER SUA PRÓPRIA ORAÇÃO CONFORME SUA NECESSIDADES E DE SUA FAMÍLIA. Quatro simples dicas pra sua oração:
 
1 - Creia que Deus é capaz;
2 - Seja sincero em suas palavras;
3 - Termine sempre confiando ao nome de Jesus;
4 - Espere com paciência a resposta de Deus.

 
JESUS TE ABENÇOE. AMÉM!

Conversando Com Deus: DEUS AGENDOU SEU DIA!

- Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a fidelidade, e andes humildemente com o teu Deus. - Mq. 6.8.

 
Bom dia! Você já sabe o que vai fazer no dia de hoje? Ainda não! Amanheceu indisposto, se sentindo desmotivado para vida? Você está um tanto perdido diante das dúvidas de como vai resolver seus problemas? E de como você vai agir com as pessoas hoje? Bom, eu quero dizer que Deus agendou alguns compromissos para você cumprir hoje! Siga a Agenda de Deus e você será bem sucedido. Pois o próprio Deus nos garante que quem cumprir essa Agenda se dá bem e será muito feliz.

 
PRIMEIRO COMPROMISSO – Pratiques a justiça: Independente das circunstâncias tenha sempre uma postura de justiça neste dia, mesmo que as pessoas sejam desleais e injustas com você. Seja justo, mesmo consciente de que isso poderá lhe trazer sérias consequências neste dia. Vale a pena ser justo com todos e o tempo todo. A justiça é o fruto do amor de Deus para com todos nós. Deus agendou atitudes de justiça para você cumprir hoje. Obedeça a esse item!

 
SEGUNDO COMPROMISSO: Ames a fidelidade: Infelizmente, quase todos os dias, estamos pisando sobre a lama da infidelidade. Mas, Deus sabe tanto da nossa fraqueza nesta área, que nos agendou como um dos itens o amor a fidelidade. Deus quer nos incentivar a ser fiéis. Diante das provações e tentações do dia a dia a melhor escolha que podemos fazer é permanecer no caminho da fidelidade a Deus, a família, aos amigos e principalmente aos valores cristãos. Deus agendou para você cumprir hoje o “amor a fidelidade”. Ame a Deus e ame as pessoas lealmente.

 
TERCEIRO COMPROMISSO: Andes humildemente com o teu Deus: Que coisa fantástica! Deus agendou para nós um dia de humildade. Todos querem andar com Deus. Não existe na face da terra ou dos céus melhor companhia. Mas precisamos entender que é impossível alguém dizer que anda com Deus tendo um espírito arrogante, vaidosa ou insolente. Haja com humildade diante das pessoas neste dia. Ser humilde é sempre dar honra ao próximo. Pois, a humildade é uma marca indelével na vida do autêntico cristão. Trate as pessoas com respeito e com muito amor neste dia.

 
Deus agendou seu dia. Agora é com você! É isso que Deus espera de você para o dia de hoje – PRATIQUES A JUSTIÇA, AMES A FIDELIDADE e SEJA UMA PESSOA HUMILDE DIANTE DE DEUS. Que Jesus possa ajudá-lo a cumprir a Agenda de Deus para sua vida. Não negligencie o que Deus planejou para você. Leia a Bíblia todos os dias ela é a AGENDA DE DEUS PRA VOCÊ.

domingo, 14 de outubro de 2012

JOELHOS SEM CORAÇÃO!

As vezes me ajoelho para orar e sinto que está faltando alguma coisa na minha oração. Paro, pondero e entendo que meus pensamentos e meu coração estão distantes dos meus joelhos. Então, tento focar meus coração nos meus joelhos. Enquando não consigo ajoelhar meu coração, não tenho paz em minha oração. Na oração o que mais importa pra Deus, não são as palavras ou os joelhos no chão, mas sim, a sinceridade que emana dos nossos corações. Quando você se ajoelhar para orar, não esqueça de AJOELHAR SEU CORAÇÃO! 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

1 Samuel 16.1-13 - Por que Deus Escolheu Você?

Quando Deus deu ordem ao profeta Samuel para ungir outro rei no lugar de Saul (16.1), Deus rejeitou Saul por ter se rebelado contra Ele, Samuel tinha em mente uma imagem do próximo rei. Alto, forte e guerreiro. Porém, Deus advertira Samuel pra que não se preocupasse com a aparência (16.7 - aplicação).  Após passar cada um dos filhos de Jessé que tinham as características de um possível rei, Samuel informa que não era nenhum daqueles. Ele pergunta se acabaram os jovens (16.8-11).  Jessé diz que ainda resta um. Só que estava cuidando das ovelhas (aplicação).  Ou seja, era o menos indicado pra ser rei. E quando Davi entra na sala Deus disse a Samuel: Levanta-te e unge-o, porque é esse que escolhi (16.12).

 
“Então Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, então Samuel se levantou e se tornou a Ramá.” I Sm. 16.13

 
Quero tirar três lições neste versículo. Praqueles que já tem um relacionamento com Deus, através de Cristo, e praqueles que pretendem ter.

 
1 – “ungiu-o (consagrou, separou para o serviço de Deus) no meio dos seus irmãos. DEUS ESCOLHEU VOCÊ NÃO SEGUNDO AS SUAS CAPACIDADES, MAS SEGUNDO O PROPÓSITO DELE.

 
“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (ICor. 1.26-31)

 
Exemplos: Os doze apóstolos. Quando deus resolveu escolher homens pra fazer sua obra, ele não foi as sinagogas, ele não foi aos sinédrios, mas à beira do mar e nos corredores das ruas de Jerusalém.  Escolheu pescadores e coletor de impostos. Pessoas fora do padrão social. O qual  nenhum líder político ou religioso escolheriam para lhes atribuir à responsabilidade de mudar o mundo.

 
Assim também Deus tem feito com cada um de nós. Deus tem escolhido você não porque você é rico, forte, habilidoso, bonito, inteligente ou muito esperto.Pois Ele não quer que ninguém se glorie diante dele. Mas sim, porque Deus tem um propósito para você, e pra cada um de nós. “Todos os que confiam em mim como seu Deus virão; todos aqueles que Eu criei e preparei para minha glória.” Is. 43.7 NVI – Você nasceu pra  glória de Deus, e deve viver pra glória dele.

Deus disse para o profeta Jeremias:Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Jer. 9.23,24.

Davi já nos seus últimos dias de vida disse: “Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro. O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas. II Sm. 22. 30-34.

Deixe Deus ungir você. Tomar em suas mãos. Pois nas mãos de Deus você será uma benção.

 
Ilustração: SEGURANÇA NAS MÃOS DE DEUS


Uma das mais belas apresentações de Paganini (Niccolò Paganini (Sec. XVIII a XIX) foi um compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino, e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino) ocorreu da seguinte maneira. Antes de iniciar o concerto, aconteceu um incidente. Afinava ele o violino, quando a corda se partiu. Os espectadores ficaram preocupados. O virtuoso homem passou, então, para a segunda corda, que se rompeu também. Alguns assistentes sorriram. Na terceira tentativa, repetiu-se o fato. Restava agora ao grande artista uma única corda. Pois foi nessa que ele tocou sua música maravilhosa. Quando se tem a capacidade de gênio, basta uma única corda. Deus é o grande gênio Criador; em suas mãos podemos ser violinos de uma só corda, ou até mesmo sem corda. Porque a glória não é pra você, mas de Deus. Deus usa você com as suas limitações. (não sei cantar, mas sei acompanhar KKK)

 
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” I Cor. 10.31

 
2 – “desde aquele dia em diante.(Davi não foi mais o mesmo) DEUS ESCOLHEU VOCÊ NÃO PARA MESMICE, MAS PARA SER E FAZER A DIFERENÇA.  (ilustrar dias que mudam a vida de pessoas. Acidentes, casamento, filhos etc.)
 

Mesmo Davi voltando a apascentar suas ovelhas, ele agora não era mais o mesmo jovens. Algo mudou nele. Tinha algo diferente em sua vida. Assim acontece com muitos quando escutam a palavra de Deus. Eles não conseguem ser mais as mesmas pessoas. Sua vida foi agraciada pelo Espírito Santo de Deus.  Ela foi tocada. Foi ungida para fazer a diferença. Veja o que diz a uma mulher (sunamita) sobre um homem de Deus:

 
“Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. II Re. 4.8,9.

 
Ela não viu Eliseu pregando, fazendo milagres, não andava com pergaminhos embaixo do braço. Simplesmente ela observou que ele era diferente. E chegou a conclusão que ele era santo, que ele era um homem de Deus. Será que as pessoas têm olhado pra você e visto você como um jovem de Deus, uma mulher de Deus, um homem de Deus?

 
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mt. 5.13-16. Essa é a hora de você fazer a diferença. Esse é o seu tempo de fazer a diferença. Esta é a sua geração.

2.a - HOMENS QUE FIZERAM A DIFERENÇA EM SUA GERAÇÃO COMO O JOVEM DAVI

2.1- Enoque, fazia a diferença em sua geração, porque andava com Deus (Gn.5.22-24). Enoque simboliza a Igreja que anda com Deus, e será arrebatada ao encontro do Senhor.
2.2- José, fazia a diferença em qualquer ambiente que vivia, porque era um homem sábio e ajuizado, que tinha o Espírito de Deus, e o Senhor era com ele (Gn.39.1-23 e Gn.41.38-39).
2.3- Samuel, fazia a diferença no meio de sua geração, porque era um homem honesto, e ninguém tinha do que lhe acusar – 1 Sm.12.1-5        
2.4- , era um homem sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal, e fez a diferença no meio de sua geração (Jó.1.1 e 42.7-10).
2.5- Daniel, fez a diferença no meio da geração corrompida da Babilônia, porque tinha no seu coração o propósito bem definido de servir somente ao seu Deus ( Dn.1.8 e 6.1-5).

Nós também, fomos chamados para fazermos a diferença em meio à geração perversa e corrompida em que vivemos, onde devemos resplandecer como astros no mundo : “...para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Fp. 2.15.

Ilustração: Como a Garça

Certo pastor contou que o crente, em certo sentido, deve ser como as garças, que, apesar de estarem pisando na lama, suas penas permanecem brancas. Calçados com os sapatos da preparação do Evangelho da paz, poderemos caminhar neste mundo sem se contaminar com ele (Ef.6.15).

Assim como Deus fez a diferença na vida de Davi, Jesus Cristo  pode fazer a diferença em sua vida, e onde pisar os seus pés. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Cor. 5.17

 
 3 – “Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” O verbo apoderar, significa passar a ter o controle, ação por conta própria, dominar. Meter-se na posse de. Assim o Espírito de Deus meteu-se na vida de Davi e tomou o controle. DEUS ESCOLHEU VOCÊ PARA SER DELE.

 
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” Jo. 15.16-19.

 
 
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa,  povo de propriedade exclusiva de Deus para que proclameis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, vós que em outro tempo éreis não povo, mas agora sois povo de Deus, vós que não havíeis alcançado misericórdia, mas agora a tendes alcançado. I Pe. 2.8,9.
 
Sermos escolhidos e sermos propriedades exclusivas de Deus, significa pertencer a Ele. Sermos Dele. E isso nos deixa em uma condição privilegiada.
 
Primeiro DEUS NÃO SE ESQUECE DE VOCÊ NUNCA: Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti" (Isaías 49:15).
 
Segundo DEUS CUIDA DE VOCÊ: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" – Sl. 23.1; Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou... e que te formo...: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Is. 43.1,2.
 
Terceiro DEUS AMA VOCÊ: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Jo. 3.16; "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" Rm. 5.8.
 
 
Meu amado, e amada, assim como Davi desfrutou do cuidado e do maravilhoso amor de Deus, espero que esta noite você também possa desfrutar. Você precisa reconhecer esse amor de Deus por você. Deus tem escolhido pessoas esta noite para estar com ele. E talvez essa pessoa seja você. Mas como você pode perceber que Deus estar lhe chamando esta noite? É simples,  a Bíblia diz que se ouvirmos a voz do Espírito santo não devemos endurecer os nossos corações (Hb.3.7). Assim, é só você entregar seu coração e sua vida nas mãos de Deus , por meio de Jesus.
 
Ilustração: ENTREGA TOTAL
Em certa reunião, o assunto do missionário era o amor de Deus. Um velho índio americano escutava-o atentamente. Comoveu-se-lhe então o coração. Desejava dar alguma coisa pessoal a um Deus que tanto fizera por ele. Silenciosamente, saiu da reunião, voltando alguns minutos depois com uma braçada de seus tesouros terrestres. Colocando tudo aos pés do missionário, o velho chefe soluçou: "Deus deu Filho favor índio, índio dá isto para Deus".

A narrativa sobre o amor prosseguiu. O coração do chefe transbordava. Pela segunda vez saiu do local da reunião e voltou arrastando uma carga de seus bens terrestres. Com a voz embargada pela comoção, chorando brandamente, disse: "Deus deu tudo para índio, índio dá tudo para Deus".

 
"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13).

 
Que você possa dizer: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.“Gl. 2.20