IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ


 Contra você, porém, tenho isto: Você abandonou o seu primeiro amor. Apoc. 2.4.

Quem não assistiu ainda essa comédia romântica maravilhosa! Ele, Henry, um conquistador incorrigível. Ela, Lucy, jovem linda, mas com um seriíssimo problema de memória curta. Ele se apaixona por ela no primeiro olhar. Ela o conhece num dia, namora e no outro, após dormir, já tem esquecido de tudo, principalmente dele. Esse é o desenrolar do filme, henry tendo que conquistar Lucy todos os dias. Uma nova estratégia; uma nova abordagem. E a cada dia, ele a ama mais e mais. Lucy foi seu grande e primeiro amor. Para ele vale a pena reconquistá-la todos os dias.

Infelizmente, quantos criStãos não têm abandonado o primeiro amor por Jesus. Quando somos novos convertidos parece que uma chama de amor por Jesus é acesa em nossa alma. Cresce tanto nos primeiros dias que parece  inapagável. Nesse período de primeiros passos como cristãos, Jesus é o centro de nossa vontade. Mas com o tempo... Muita coisa muda! Ainda vivendo dentro da igreja, o amor inicial por Jesus já não é o mesmo. O texto diz que Êfeso era uma igreja ativa, conforme o próprio Jesus afirma, porém, tinha deixado de lado e esquecido o mais importante e fundamental num relacionamento com Deus, o AMOR. Jesus não disse que seriamos conhecidos pelos dons ou pela roupa que vestimos, mas sim pelo AMOR. Um amor que nos motive todos os dias viver nosso relacionamento com DEUS e com o próximo COMO SE FOSSE A PRIMEIRA VEZ. Assim, como henry, escolheu amar Lucy e enfrentar todas as dificuldades para está ao lado dela,  espero que você faça o MESMO POR DEUS.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ONLINE PRA O MUNDO, OFFLINE PRA DEUS




“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”  1Jo. 5. 18,19.

A expressão on-line quer dizer, em linha, estar disponível, acessível. Já o termo off-line significa fora de linha, sem acesso, indisponível. Essas são duas linguagem comum à comunicação da internet, principalmente nas redes sociais, nos bate-papos. Hoje, a maioria esmagadora dos jovens está vivendo essa realidade tecnológica em suas vidas. Falamos também de boa parcela dos jovens cristãos. O mesmo jovem que passa horas em frente a uma telinha de computador, encontra-se sentado nos átrios das nossas igrejas ansiosos pelo término dos cultos para ficarem online com o mundo secular.  Infelizmente, muitos deles estão totalmente desconectados de Deus. Seus corações estão ONLINE para mundo, porém, OFFLINE para Deus.

1 -  OS RISCOS DA INTERNET PRA OS JOVENS CRISTÃO: Não preciso falar dos benefícios dessa tecnologia para o mundo em geral. Quero apenas tratar de advertir cada leitor, jovem ou não que acessarem essa mensagem. A exposição e exploração visual da imagem de muitos jovens é uma realidade. Fotos com apelos sensuais são postados diariamente por jovens cristãos, principalmente do sexo feminino. Tornando assim, um alvo fácil para os imorais que estão 24 online com esse mundo. Hoje a internet é a maior rede acesso fácil à prostituição juvenil. Pesquisas apontam que todos os dias são criados dezenas de sites pornográficos. Que com uma simples “teclada” o jovem visita esse mundo de prostituição livre. Outro fator negativo é que o mundo virtual tornou-se a casa da maledicência, ou seja, fofocas e mentiras. Lemos pôsteres de intrigas, diferenças, hostilidades e contendas envolvendo muitos jovens cristãos. Fazem do face e outros aplicativos uma verdadeira aula de “fofocas cristãos”.   Outro fato incontestável é que promove a desunião familiar. Se já algo comum reunir a família em volta da mesma ou num mesmo lazer, agora é que a coisa ficou mais complicada ainda. Pai na sala, mãe na cozinha e filhos nos quartos. E todos na internet. Nas horas das refeições cada um faz a sua de conformidade com o tempo disponível que não está acessando as redes sociais. As redes sociais não estão imunes aos ataques de Satanás. Ele se atualiza fácil. Enquanto que muitos pastores reprovam esse mundo virtual, Satanás vai ganhando terreno na vida dos jovens cristãos.

2 -  OS JOVENS ESTÃO MAIS ONLINE COM O MUNDO DO QUE COM DEUS: É uma constatação pelos fatos. Muitos jovens têm abandonado os bancos das igrejas no meio de semana, e até finais de semanas, para ficarem plugados a internet. A chamada geração Z está dentro dos templos das nossas igrejas. Uma geração que já nasceu no cerne dos avanços tecnológicos e científicos. Nos cultos já não se usa o tradicional livro da capa preta ou, avanço também, de outras cores. Agora são celulares, tabletes e notebook que abrem à Bíblia Virtual. Nossos jovens, por mais simples na questão de poder aquisitivo, sonham em ganhar ou comprar celulares, tabletes que sejam cada vez mais avançados. Por meio dos diversos aplicativos eles estão conectados com o mundo 24 horas. A programação da Igreja Cristã tem tentado acompanhar os avanços tecnológicos, timidamente, mas tem. Muitas igrejas tem usado a multimídia em suas liturgias dentro dos templos. Wi-fi já estão sendo instalados nas igrejas. Cultos são celebrados e vistos simultaneamente pelas redes sociais via internet. E isso, são mecanismos de inclusão tecnológica e inserção social que cada vez mais ajudam os jovens a olhar para igreja deforma renovada e jovial. Os pastores e lideranças precisam se modernizar. Ou nós mudamos para ajudar nossos jovens nesse novo desafio que desponta para a Igreja Cristã, fazer os jovens estarem conectados com a vida cristã, ou o mundo virtual, onde os valores de Deus e o próprio Deus são negligenciados, se tornará o point cada vez mais atrativo para os jovens cristãos. Consequentemente deixando-os online com o pecado, e off-line com a verdade de Jesus.

3 -  USANDO A INTERNET PARA GLÓRIA DE DEUS.
- A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz - Isaías 43:7. Ninguém usa a internet para glória de Deus, se primeiro não viver para glória de Deus. Jovens cristãos têm que influenciar as redes sociais. Quem é nascido de Deus não vive online com o pecado. Pois, sabe quem ele é, quem ele serve e como deve servir. Se pecamos não é por falta de conhecimento da Palavra de Deus, mas por não conhecer o poder maligno da natureza carnal. Não é pecado o jovem acessar a internet, facebook ou qualquer outro site, mas como, quando e o que acessamos é onde encontrar-se o perigo -  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma - 1 Coríntios 6:12.  Muitos jovens já faz da internet sua primeira casa. Ficam online até altas madrugadas nos bate-papos e muitas vezes em sites nada cristãos. Por isso afirmo que - colocar o tempero da santidade em sua vida virtual é um dos segredos para que você possa viver no centro da vontade de Deus - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti - Salmos 119:11. A palavra de Deus é fonte de santidade. Jovens, vamos influenciar as redes sócias com a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO: Quero concluir dizendo que não temos que temer os novos desafios impostos a Igreja Cristã, nem fugir deles ou tampouco amedrontar nossos jovens dizendo que os avanços tecnológicos são armadilha de Satanás eles.  Ensinemos aos nossos jovens que estamos aqui de passagem. Eles têm que vencer o mal, que encontra-se em todos os lugares, não só na internet, pois o mundo inteiro jaz no maligno - Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; para a tua palavra é a verdade - João 17:14-17. Portanto, viver em conformidade com os padrões de fé, moral e amor a Deus será sempre um desafio independente do tempo, cultura ou de avanços tecnológicos. Somos instigados a ler mais a Bíblia, orar mais tempo, ter mais comunhão como igreja do Senhor... O que cada um de nós precisa compreender é que vale a pena VIVER ONLINE COM DEUS e OFFLINE PRA O PECADO.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Trecho do livro sendo escrito - CONVERSANDO COM DEUS


Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Lm. 3:22-23 


 DIÁRIO CELESTIAL 

 Cheirinho de página nova. Branquinha, linda, com linhas horizontais e paralelas diante dos meus olhos. O som da folha novinha se descolando da outra. E uma expectativa apertando o coração para escrever as primeiras letras, palavras, frases... O texto. O dia era 30 de julho de 2011. Assim, como nos dias anteriores a página tinha que ter meus registros diários. Minha mão se recusava a relatar naquele diário os acontecimentos daquele dia. Mas iniciei, mesmo contrariando meus sentimentos -  Por pouco não perdi meu filho Junior... As linhas, uma por uma, iam sendo ocupadas pelos fatos ocorridos naquele dia. Trazer em memória cada detalhe daquele acidente não foi fácil (em outro texto contarei sobre esse acidente meu filho. Calma!). Sempre gostei de registrar em um diário as nuances da minha vida. No meu diário você vai encontrar escritos momentos tristes, alegres, surpreendentes, angustiantes, raivas, decepções, perdão... No diário é você é a consciência cristã. O desafio é ser honesto aos detalhes dos fatos goste ou não! Têm dias que esse encontro com aquela paginazinha em branco do diário provoca até pânico em mim. Todos os dias uma a uma tenho a responsabilidade de preenchê-las no meu diário. Você tem um diário? Não! Sim! Bom, independente da sua resposta, uma página em branco me espera neste exato momento. Tchau!

Não é loucura imaginar que Deus tem um DIÁRIO CELESTIAL. E isso, para cada indivíduo na face da terra. Ainda arrisco em dizer - quem sabe dos anjos também! Gosto da declaração poética de Davi, homem segundo o coração de Deus - Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir - Salmos 139:16. Deixe a discussão teológica sobre o texto de lado, e fixemos na ideia de que Deus tem UM LIVRO para registrar tudo que acontece no dia a dia de cada ser humano. Sabe o que me apavora nesta verdade? A palavra TUDO. Lá está eu diante de Deus. Ele abre o meu DIÁRIO, mas escrito por pelas Mãos divinas, e começa a ler pra mim É João, no dia 21 de maio, as 16 horas, 24 minutos e 52 segundos, você tratou mal ... Entenda bem -  a vida é feita por pequenos detalhes. Imagine que uma mansão ou um grande edifício são construídos por pequenos blocos de tijolos. Assim, também é a vida. E Deus registra esses pequenos blocos que vão construído nossas vidas ao longo do tempo. Então fica-nos algumas perguntas - O que Deus tem escrito no DIÁRIO Dele este ano sobre você? Ou este mês? Melhor, este dia? Como você tem tratado sua família? Seu cônjuge (a)? Seu irmão (ã)? Seu namorado (a)? Suas amizades? Os colegas de trabalho? Seu patrão? Seu empregado? Como tá sua vida? Veja, Deus escreve cada pormenor! Tristezas, decepções, fracassos, vitórias, alegrias, palavras, palavrões, gestos, escolhas... coisas boas e ruins. É fato, têm dias que você e eu somos verdadeiros fracassos diante de Deus e das pessoas. Se pudéssemos voltar no tempo corrigiríamos muitas decisões erradas e irrefletidas que tomamos. Não é verdade?! Mas não tem como. Já passou. Tá no LIVRO DIVINO. Porém, essa vida não é apenas o branco no preto! Amém! Tenho duas notícias maravilhosas pra você e pra mim. Primeira -  para os nossos pecados, Deus tem uma Borracha Celeste chamada de PERDÃO. Ele tem imenso prazer em usá-la todos os dias para apagar os pecados, limpar as páginas do nosso DIÁRIO CELESTE. Precisamos apenas nos arrepender! A segunda -  Deus tem uma nova Página Em branco chamada de NOVO DIA, por isso se chama presente, que precisa ser escrita com nossas novas escolhas e decisões. Depende exclusivamente de você e de mim, o que Deus registrará nesta nova página. Espero, a partir de agora, que Deus escreva uma nova história sobre você. Porque a minha eu já comecei...